site para cirurgião plástico
5 coisas que um site para cirurgião plástico precisa ter
2 de fevereiro de 2021
O que um site médico deve ter para atrair paciente?
5 de maio de 2021
Exibir tudo

Três dicas para fazer a identidade visual certa para seu consultório

3-dicas-identidade-visual

Antes de explicar as principais dicas sobre identidade visual para médicos, quem sabe começamos pelo início? Afinal, o que é identidade visual?
De uma maneira simples, Identidade Visual é sua a apresentação. Porém, dentro desse simples conceito existem diversos itens que devem ser considerados para compor a sua Identidade Visual como, por exemplo, nome, slogan, cores, tipografia, padrão das artes de divulgação. O mais importante é que, através desses itens, a Identidade Visual comunica para o seu público os seus valores e missão.
Então como fazer a identidade visual certa para seu consultório?

Entenda o seu empreendimento, analise qual o seu diferencial

Pense bem sobre isso para passar as informações corretas ao profissional que vai fazer sua identidade visual. Você é mais moderno ou mais clássico, é mais minimalista ou mais rebuscado? É uma mistura desses conceitos? O que te define como profissional?
Deixe claro também qual o seu propósito e qual o perfil de pacientes que busca atender, jovens, adultos, crianças ou idosos, de qual gênero, por exemplo.
Com todas essas ideias bem formuladas, o profissional de marketing poderá iniciar o planejamento da sua identidade visual.

Procure por profissionais especializados na criação de identidades visuais

Você viu que escrevemos no item anterior “o profissional que vai fazer a sua identidade visual”. Sim, é preciso um profissional para fazer um trabalho bem feito e que traga os resultados que você espera. Uma dica importante para você procurar um profissional é: prefira uma agência especializada em marketing médico. Existem diversas agências de marketing, mas não há nada melhor que alguém especializado na sua área de atuação. Afinal, medicina e gastronomia, por exemplo, são bem diferentes, mas ambos precisam ter a sua própria Identidade Visual.
Fuja daquelas propostas tentadoras do sobrinho, do amigo ou do namorado de alguém que faz mais barato.

Defina as cores, elas impactam o comportamento e a tomada de decisões das pessoas

Não pense apenas em uma cor que você goste, pense em uma cor que funciona para você quando você pensar em sua atuação como médico.
Mesmo sem perceber fazemos julgamentos subconscientes assim que visualizamos uma imagem. Esse é o efeito da psicologia das cores sobre a nossa percepção, por isso, que ela pode impactar o comportamento e a tomada de decisões das pessoas, negativa ou positivamente.
Por exemplo, o vermelho geralmente remete a coragem física, força, energia e calor, porém essa cor tem a capacidade de aumentar a sensação de ansiedade. Já o azul é considerado uma cor relaxante, e que é relacionada com o intelecto. E o verde traz a sensação de harmonia.
Elenque as cores que remetem a sua atuação, e assim o profissional que vai fazer a sua Identidade Visual pode apresentar opções de combinações que melhor trazem a sensação que você busca passar para seus pacientes.

É importante lembrar que a sua identidade visual deve ser esteticamente agradável, não apenas cheia de informação. É preciso um propósito para transmitir ideia correta do consultório para o paciente em potencial.